Afazeres da Primeira Semana de Intercâmbio – Burocracias

Uma das coisas que mais assustam um estudante afim de fazer um intercâmbio é a burocracia que pode existir neste período. Este post  foi justamente escrito para desmistificar o assunto burocracias e adaptação nas primeiras semanas no UK.

É sim um pouco temeroso o pensamento de que você chegará em um país em que não conhece nada e terá que se virar sozinho desde o primeiro minuto. Porém, se pensarmos melhor, com um Google maps e uma pesquisa básica antes da viagem você saberá como e em quantos minutos chegar aos locais que necessita e até mesmo quem deve procurar. Por isso, a principal dica deste texto é : planeje-se.

As universidades mais organizadas e com melhor receptividade aos alunos no UK, ao enviarem a carta de aceite enviam também uma check list sobre o que fazer na primeira semana de chegada no UK. Algumas das tarefas a serem feitas são, por exemplo:

0-Se registrar no Accommodation(sua casa provavelmente para sempre até o final do intercâmbio)

1-Matrícula online(que pode ser feita ainda no Brasil ou quando você chegar na própria universidade)

2-Carteirinha de estudante(se desejar uma foto mais bonita, envie para o email da universidade antes, senão será tirada na hora mesmo…hahaha)

3-Registro na polícia local mais próxima(você deve levar sua carta de aceite e comprovante de residência–> contrato de locação do Accommodation)

4- Registro no médico local(pode ser feito em feiras na universidade ou por correios (é possível conseguir o formulário de registro na Uni ou na acomodação), e no dentista de sua preferência.O médico você não tem escolha, é sempre o da sua região, mas o dentista sim, pode ser qualquer da cidade.

5-Visitar o International students suport centre de sua universidade, que é um escritório de ajuda a estudantes internacionais. Lá há pessoas treinadas e dispostas a te ajudar.

6-Fazer uma conta bancária. De preferência no banco que esteja dentro da sua universidade. Uma conta é extremamente necessária e é de graça ou quase de graça para estudantes.

7-Conversar com o chefe do seu departamento , e propor a ele as matérias que você deseja fazer.

8- Ir a freshers week. Esta é uma feira que começa geralmente uma semana antes das aulas ou até mesmo na 1a semana de aulas na Universidade. Nesta é possível conhecer diversas oportunidades oferecidas no campus, como o centro de aconselhamento de carreiras, a students association, os grupos de esportes , artesanato, e estudos ,assim como competições e eventos que ocorrerão na universidade. É inclusive possível fazer o registro no médico e no dentista nesta feira mesmo.

9-Conhecer o campus e um pouco da cidade. Situar-se geograficamente na cidade e no campus economizará demais seu tempo nas semanas subsequentes.

E, mesmo se com estas dicas o seu coração apertar e o sua mente não colaborar com você na primeiraa hora em solo britânico , não se desespere:  é provável que haja alguém da universidade para te receber! É costume outros alunos se voluntariarem para receber e ajudar( e sem trote!haha) os calouros.

Um grande abraço e um ótimo planejamento para o seu intercâmbio!

Ana Vega Carreiro de Freitas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s