Get anywhere in the UK!

Existem várias maneiras de se locomover de uma cidade a outra dentro do Reino Unido. As mais usadas são trem, ônibus e taxis.

Trem

A rede de trens britânica é muito moderna e eficiente. Ela cobre praticamente todas as cidades, desde as principais cidades às cidades mais pequenas do interior da ilha. Existem várias empresas que fazem diferentes percursos, mas todos os preços e horários podem ser checados no seguinte site : www.nationalrail.co.uk. Lembre-se: raramente os trens atrasam e sempre partem na hora, então é bom chegar com antecedência nas estações de trem, caso contrário você poderá perdê-lo. Nesse caso, será necessário comprar um novo bilhete.

Dica: O RailCard da um desconto de 33% no preço de qualquer passagem e dura por um ano, custando £34,00.

Na minha opinião, é o melhor jeito de viajar no reino unido. As vezes é mais barato que ônibus, é mais rápido e confortável.

Ônibus (coach)

Ônibus é provavelmente a maneira mais barata de se locomover entre cidades, porém a duração da viagem é maior. Apesar de não serem tão confortáveis quanto os trens, eles também são confortáveis e pontuais. Algumas empresas privadas que operam nesse serviço são: National Express, Megabus, Scottish CityLink e a EasyBus.

Também existem ônibus públicos, mas esses são locais (dentro da cidade). Nesses ônibus, o bilhete é comprado diretamente com o motorista e os preços variam de cidade pra cidade. Em algumas cidades existem pacotes de um dia, uma semana, viajantes em grupo, etc.

Dica: O CoachCard garante um desconto de 33% no valor da passagem na National Express. (Não tenho certeza se apenas nos ônibus da National Express ou em demais empresas).

Aluguel de Carro

Alugar carro para viajar é uma opção bastante interessante quando se tem um grupo de 4 ou 5 pessoas viajando juntas, assim, todas as despesas com o carro poderão ser divididas. A melhor parte em se viajar de carro está no fato de você poder parar em qualquer cidade bonita ou interessante que você viu durante o percurso.

Muitos se perguntam se é muito diferente dirigir do lado “errado” do carro. Em uma autoestrada com 3 ou 4 faixas, isso não é nenhum problema e o motorista deve levar pouco tempo para se acostumar com o volante e a marcha no lado inglês (os pedais são exatamente iguais). Mas já dentro das cidades, onde existem mais ruas de mão única, as chances do motorista se enrolar são maiores (geralmente, compensando demais para o lado esquerdo), mas não é nenhum monstro de sete cabeças. Na dúvida, basei-se no carro à sua frente ou veja o sentido em que os carros estão estacionados.

Fique atento também às sinalizações da estrada, tanto de limite de velocidade quanto de alertas e direções. Caso você tenha um celular com GPS, ótimo. Caso não, você pode alugar um carro com GPS pagando um precinho a mais. Também fique atento onde estacionar o carro. O estacionamento geralmente é pago no centro da cidade. Mas você não paga à um flanelinha e sim à uma máguina chamada Pay & Display, famoso Parquímetro. Ela gera um ticket que você deive deixar exposto no para-brisa do carro. Para achar onde tem um estacionamento perto, pode-se usar o site : http://www.ncp.co.uk/

Algumas agencias de aluguel de carro:

Dica: O aluguel de carro fica mais barato quando o motorista tem mais de 25 anos e usa-se o mesmo ponto de coleta e retorno do carro alugado.

Dica 2: Além disso, apesar da CNH Brasileira ser aceita no Reino Unido, muitas empresas exigem a Carteira Internacional (PID – Permissão Internacional para Dirigit) para efetuar a locação – mesmo porque não é todo britânico que consegue ler a CNH em português, pasmem. Como ela é regulamentada por cada Detran estadual, o procedimento (em alguna estados pode ser feito online) e o preço podem variar mas uma receita de bolo segue abaixo:

  • Acesse o site do Departamento Estadual de Trânsito do seu estado e imprima o requerimento em duas vias;
  • Tire uma cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com validade no período da viagem;
  • Pague a taxa referente à expedição na rede bancária;
  • Finalmente, apresente no guichê do Detran a cópia da CNH, o requerimento com assinatura e o comprovante de pagamento;

London Underground

Londres possui um sistema de metro muito bom. São 11 linhas interligadas e divididas em 9 zonas. O preço da passagem dependerá de quantas zonas você percorrer, quanto mais zonas, mais caro fica, mas uma pessoa que está apenas turistando em Londres dificilmente irá além da zona 2. Em todas as estações é possivel conseguir um mapa gratuito do London Underground, então sugiro que pegue um para planejar seu intinerário. (Aplicativos como o Citymapper são ótimos e te diz quais linhas e estações fazer baldeações até mesmo offline – se forem salvos)

Cada linha de metro tem um horário de funcionamento diferente e pode ser conferido nesse site: https://www.tfl.gov.uk/modes/tube/first-and-last-tube .

O preço do ticket também pode ser conferido no site: https://tfl.gov.uk/fares-and-payments/fares?intcmp=1648 .

É altamente recomendavél fazer o Oyster Card assim que chegar em Londres – Ele será o seu melhor amigo! Você pode comprar o Oyster Card em qualquer estação e custará apenas £5,00 ! E o melhor de tudo: você pode devolver o cartão quando deixar londres e recuperar suas 5 libras, ou levar o cartão como Souvenir. Esse cartão deve ser carregado e toda vez que você entra e sai de uma estação, você deverá “validá-lo”. Com esse cartão, além de agilizar o serviço, as tarifas são reduzidas e ficam muito mais baratas. O melhor, caso suas jornadas ultrapassem um valor máximo diário de £6.40 (caso fique apenas nas zonas 1-2) , nenhuma tarifa a mais é cobrada e você pode continuar utilizando quantas vezes quiser.

Dica: Tenha sempre seu Oyster Card em mãos quando for passar a catraca. Os ingleses não gostam se você perder muito tempo procurando ele enquanto está bloqueando a catraca. Também deixe o lado esquerdo das escadas rolantes para os mais apressados ou você corre o risco de ouvir um singelo “EXCUSE – ME” no seu pé do ouvido.

Um bom site para planejar a sua viagem é o http://www.traveline.com

Até o próximo post!!!

Gabriel Cysneiros de Oliveira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s