Estágio de Verão

Programas de intercâmbio para graduandos e pós-graduandos como o Ciência Sem Fronteiras em geral preveem atividades durante o verão (junho-agosto). Esse período do ano de intercâmbio pode ser utilizado para pesquisa acadêmica na universidade, retorno ao país de origem ou o tão sonhado estágio na indústria. Esse texto irá explicar como são realizados os estágios de verão no Reino Unido, e dará dicas para os processos de seleção.

Como funcionam?

Seleção de estagiários (interns) geralmente ocorrem lado a lado com a seleção para profissionais trainees recém-formados (graduates). Portanto, a maioria das empresas com atividades nas Ilhas Britânicas abrem vagas nas duas modalidades um ano antes do início das atividades, e fecham as inscrições entre setembro do ano anterior e março do ano de contratação. As inscrições e testes online geralmente ocorrem em sites próprios das empresas, e o aspirante deve passar por testes online e entrevista por telefone antes de ser convidado a etapas de seleção presenciais. Existem, porém, sites especializados em listar ofertas de estágios no país. Dois sites bem reconhecidos são o Gradcracker (específico para empregos de exatas), e o Year in Industry.

Abertura para estudantes estrangeiros

Infelizmente o Reino Unido não possui a tradição de países como a França e a Alemanha, quanto a receber grandes números de estudantes internacionais para estágios acadêmicos. Porém, os estágios de verão britânicos são em geral abertos para estudantes estrangeiros, e podem ocasionalmente preferi-los, por sua vivência ou interesse em carreiras globais.

Visto e salário

O visto de estudante não permite mais de 20h/semanas de trabalho remunerado – no Reino Unido o estagiário trabalha em horário integral. Por esse motivo, após a aceitação da empresa o estagiário terá de aplicar para um visto de trabalho, que será “sponsored” pela empresa. Infelizmente, algumas empresas não têm interesse/expertise no processo de apadrinhar vistos para estrangeiros, e por esse motivo estudantes estrangeiros com cidadania europeia podem ter acesso mais fácil a empregos. Salários para estagiário na indústria/setor de serviços geralmente estão na faixa de 15.000 libras/ano, ou seja, para um estágio de verão de três meses o estagiário deve receber ao redor de 4.000 libras no período.

Gostei! E agora?

Pense bem se é isso que você quer. Um estágio de verão conta muito no CV, porém outras opções como pesquisas acadêmicas também abrem portas. Tendo certeza de sua escolha, prepare-se, pois a busca por estágios demandará muito tempo. Entre preencher currículos online, realizar testes e responder a questões de RH, estimo que cada aplicação toma pelo menos 5h de trabalho pensante. Portanto, se você pretende ser minucioso e aplicar para, digamos, 30 empresas, faça as contas: O esforço tomará boa parte de seu período de intercâmbio. E quanto antes você começar, melhor; Por mais que algumas empresas estendam aberturas de vagas até fevereiro ou março, quanto mais tarde a inscrição for feita, menor serão suas chances.

Dicas:

– Faça bom uso do departamento de Careers de sua universidade – diferente do Brasil, eles geralmente prestam ajuda direta em encontrar estágios, revisar CVs, praticar entrevistas de emprego etc. Explore também eventos de estágios para networking, dentro e fora da universidade.

– Escolha bem as empresas de estágio: evite empresas do ramo bélico, que dificilmente contratam estrangeiros; evite também empresas que se focam muito em resultados de A-Levels (resultados do ensino médio britânico), pois notas de ensino médio brasileiro/ENEM não são a mesma coisa; além disso, aplique tanto para grandes multinacionais quanto para empresas locais.

– Salve todos os textos em seu computador antes de enviá-los para aplicações de emprego. Perguntas de RH do tipo “Nos diga uma vez que você teve sucesso em um trabalho de equipe” tendem a ser repetidas, e reutilizar parcialmente ou totalmente suas respostas economiza (muito) tempo.

– Caso você seja aprovado para um estágio fora de sua cidade, aproveite a oportunidade! O intercâmbio é ótimo por permitir uma vivência internacional, portanto por que não expandir esse recurso, morando em duas cidades distintas desse novo país? Sugestão: Busque por acomodação para o estágio em universidades da cidade destino, que podem oferecer aluguel de residências universitárias durante as férias de verão.

– Por fim, tenha um plano B. Mesmo com um CV excelente, nada nunca é garantido. Mantenha em mãos opções como pesquisas de verão como alternativas para caso nenhum processo seletivo de estágio renda frutos.

Nota pessoal: Durante meu ano pelo Ciência sem Fronteiras apliquei para 20 estágios diferentes. Cometi o engano de aplicar tardiamente, próximo aos prazos, e talvez por esse motivo eu tenha sido convidado para uma única empresa para a etapa de entrevista por telefone. De todos os modos, fui aceito para essa organização, e saí de Londres para realizar o estágio em uma empresa de válvulas solenóides em Bristol, e tive uma experiência fantástica, que também contou muito para meu currículo. Reconheço que o processo de aplicação é exigente, porém sou prova viva de que ele pode trazer excelentes resultados. Boa sorte, e até a próxima!

assinatura_Eduardo

Anúncios

3 comentários

  1. […] Os internships (estágios) e graduate jobs (trainees) são dados de forma distinta do Brasil. Como em outros países europeus, o estudante abdica de estudar durante seu estágio, seja pelo período de um verão (3-4 meses) ou por um período contínuo de 6 ou 12 meses. Por esse motivo, portanto, o estagiário trabalha em regime integral – o que também é diferente do Brasil, pois geralmente é de 35 a 37 horas semanais, tendo por exemplo a tarde da sexta-feira sem expediente. Portanto, uma diferença inicial é que o estagiário, se comprometendo integralmente ao trabalho de estágio, possui uma maior liberdade quanto a escolher que projeto desenvolverá na empresa, do que geralmente teria no Brasil. Além disso, as aplicações para os programas de internship ou graduate ocorrem no ano interior ao início das atividades, como previamente descrito em detalhes no post sobre dicas na busca do estágio. […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s