Get active, se exercite!

Fala galera,

Hoje venho falar de um assunto que, pessoalmente, curto muito:

ESPORTES!!!

Pois é, se você está saindo do país do futebol e acha que vai ficar meio deslocado lá no UK está enganadíssimo. Já se você mira aquele crossfit insano pro projeto verão também pode se animar.

A verdade é que, como em muitas outras áreas/departamentos, a maioria das Universidades do Reino Unido são extremamente estruturadas no âmbito esportivo. Isso vai desde os equipamentos de academias até clubes de esportes exóticos. Além disso, muitas universidades recebem comitês olímpicos e são responsáveis por estudos específicos em determinados esportes. Como por exemplo a Loughborough University a qual tive chance de Visitar esse ano que recebe a delegação nacional de Rugby.

Centro de Atletismo da Loughborough University

Bom, mas como funciona? Obviamente, as informações vão rodar em cima da minha experiência em Sheffield, mas creio que são bem similares por todo UK então vou separar o post em cinco seções:

Academias

A primeira opção que tive foi com a própria Academia da Universidade. A qual já é feita propaganda desde que recebi meu CAS. Os planos são divididos geralmente em:

  • Off-peak No qual você tem acesso ao ginásio somente fora dos horários de pico (depende de como é o uso da Academia, mas geralmente é liberado das 7-16h;
  • Anytime Acesso liberado a qualquer horário, sendo que os horários de atendimento das academias tendem a ser das 7-22h;
  • Ultimate Plano diferenciado para atletas, os quais vou explicar na seção 2.

Os planos ofereciam até mesmo Personal Trainers e tinham descontos especiais caso você fechasse o pacote anual. No meu caso, a academia oferecia isenção da taxa de inscrição (£15) para quem optasse pelo plano de um ano e duas mensalidades de desconto.

Os valore do planos anuais eram de £120 para offpeak (ou £12/mês); £160 para anytime (£16/mês) e £220 para ultimate (£22/mês).

Porém, existiam outras opções de academia nas cidades e no meu caso, a PureGym – maior rede de academias no UK, era uma boa opção por ser mais perto.

O conceito dessa academia é de total automatização, ou seja, não existem funcionários na academia e a mesma funciona 24/7 (aberta 24h, mas de verdade, NUNCA fecha).

Eu pagava a taxa de £18 por mês e podia entrar na academia literalmente anytime. Porém, tome cuidado porque o valor cai em débito automático e quando quis cancelar tive problemas com isso.

Times Oficiais

Logo na Orientation Week (primeira semana preparada para te integrar e orientar na universidade), as “atléticas” de cada esporte e clubes (vou explicar na seção 3) se reúnem para apresentar e fazer inscrições para as seletivas (trials).

As seletivas são testes realizados por cada time institucional para escolher os melhores jogadores e convidá-los pra ser atletas pelas universidades.

Apesar de ser muito concorrido, vale a pena participar de um trial aqui ou ali para ver se você ter chance de ter uma experiência única e participar das competições universitárias oficiais do Reino Unido, famosos Varsities, sendo o mais famoso o Varsity entre Oxford e Cambridge (Oxbridge).

Uma vez selecionado, você tem direito a participar do plano Ultimate na academia. Que te proporciona atendimento especial e financia algumas viagens pra competições com o time.

Sport Clubs

Agora se você é mais tranquilo e quer jogar só pra se divertir você pode se juntar a um Sport Club. São organizações estudantis que se reúnem em comunidade para praticar o esporte que amam.

Dos esportes convencionais a Arco e Flecha, Futebol Gaélico, Netball, Snowsports. Ou seja, você pode participar de todos os clubes possíveis de diversos esportes. Para ter uma ideia de alguns que devem existir em várias universidades, confira:

http://www.hallamstudentsunion.com/get_involved/sports/clubs/

Social Leagues

Mas se você não gostou de nenhuma das opções acima e não quer jogar/brincar só de vez em quando, pode ainda participar dos Social Sports, que são sessões semanais organizadas por alunos voluntários para reunir pessoas que querem jogar diversos esportes sem compromisso algum. Essas sessões geralmente são de graça para membros das academias da Universidade mas podem gerar custos pra quem não é associado (no meu caso custavam £2.50).

Além disso, são organizados dentro da faculdade as Intramural Leagues, que são campeonatos que você organiza o seu time e compete até mesmo com os times oficiais da Uni.

Sendo assim, com a nossa paixão pelo futebol, nós brasucas montamos o Dilma F.C. e competimos no Futsal (5-a-side). Com apenas uma derrota, nos demos muito bem com nossa raça e “habilidade” e ganhamos a competição.

DIlma F. C.
Dilma F. C. Campeão

By your own

E, a última opção, é o famoso DIY (Do it yourself).

Você pode comprar uma bike usada e baratinha no OLX Britânico, o GumTree e sair pedalando pela cidade;

Pedalando no Peak District

Alugar uma quadra de futebol e jogar com os amigos de todo o mundo por £18 (famoso cada um dá só um pound);

Alugando uma Quadra Society
Alugando uma Quadra Society

Ou então comprar um Slackline numa loja especializada ou no próprio ebay e montar nos inúmeros parques.

Slackline no Norfolk Park – Sheffield

Enfim, opções para se exercitar não vão faltar. Daí só depende de você tirar o bumbum do sofá e get active!

Lucas Chung Man Leung

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s