Chega de saudade!

Se tem uma palavra que resume a minha experiência no Reino Unido é saudade. É algo só nosso, do português, mas que todo mundo é capaz de sentir – uma troca sem igual. Dei uma olhada nos posts anteriores e me identifiquei com as histórias do Gabriel, da Ana, do Eduardo, do Lucas e da Camila. Não tem jeito: cada um é Embaixador do Seu Reinado, com seu curso e personalidade diferentes, mas sinto que nós, ex-CsFs, compartilhamos as expectativas, as conquistas, os causos, e, se bobear, até os mesmos perrengues. E como é bom saber que existe tanta gente por aí capaz de entender tudo o que a gente passou sem precisarmos explicar tim-tim por tim-tim, né?

AMANDA_UK
Não tem jeito: dá saudade até dos clichês turísticos!

Bom, mas deixa eu parar de filosofar e contar um pouco de mim! hahaha Meu nome é Amanda, sou formada em Jornalismo pela UNESP e fui para a University of Roehampton no ano de 2013. Assim como a Camila e tantos outros, fui da última leva de alunos de Comunicação a serem contemplados na área de Indústria Criativa. Em Londres, cursei disciplinas fora da minha grade – Literatura, Cinema, Turismo e Fotografia, que é o meu grande xodó e que me rendeu uma pesquisa acadêmica quando voltei para o Brasil. Também participei como voluntária da ONG London Football Journeys, na qual consegui quebrar estereótipos e construir novos elos de comunicação.

Com a minha empolgação, eu poderia passar horas explicando para vocês sobre essa parte de conhecimento que citei aí em cima – e em breve faço um post sobre isso, prometo! Mas o que eu queria discutir hoje são mesmo as pessoas que levamos desses intercâmbios: a tal da saudade compartilhada que comentei.

Clichês à parte, quem vai para o UK pelo CsF conhece gente do mundo todo. Vai sofrer um pouquinho com o tão amado British accent na hora de entender certas piadas, vai ter que abusar da mímica no walking tour com estrangeiros, e vai também conhecer um montão de conterrâneos. Eu dei a sorte de viver em três alojamentos diferentes – no primeiro com ingleses, no segundo só com brasileiros, e no terceiro com outros intercambistas – e até hoje converso com muitos deles, aqui no país ou em outros cantos do mundo. É neles que moram as minhas maiores saudades, e foi com eles que mais me vi mudar.

fotos_UK_flats_amanda
Flat dinner no último apê; despedida dos brasileiros quando nos mudamos do primeiro alojamento; e bilhetinho fofo dos flatmates ingleses quando voltei de uma viagem a Liverpool 🙂

Eu sempre me perguntei como poderia retribuir, tanto para o Brasil quanto para o Reino Unido, todo o investimento que recebi durante o CsF. E nessa semana, veio mais uma chance: sou a nova Alumni Officer e vou ajudar a consolidar essa grande rede de contatos de alunos Brasil-UK que temos por aqui. A ideia é estimular a troca de experiências, a cooperação nas horas de dúvida, a divulgação de oportunidades acadêmicas e profissionais… Enfim, fortalecer a nossa comunicação! Para isso, estarei sempre presente no nosso grupo do facebook, além de ajudar a organizar alguns eventos pelo Brasil.

Espero que vocês gostem (e participem!) desses projetos tanto quanto eu! Estou aberta a sugestões, comentários, ideias, desabafos… O importante é batermos papo, por aqui ou pessoalmente – fico à disposição para marcarmos um afternoon tea, só para não perder o costume! hahaha Afinal, saudade fica mais gostosa de sentir quando é compartilhada 🙂

Cheers,

assinatura amanda

2 comentários

Deixe um comentário

