Saving your money – Como economizar no UK

O custo de vida na Inglaterra é certamente bem maior que o do Brasil, mas isso não significa que não existam opções de baratear sua sobrevivência na terra da rainha. Durante meu intercâmbio descobri formas de aproveitar ao máximo as £416 que recebia de bolsa.

money_blog

Antes de se aventurar num supermercado, procure por produtos nas Charity Shops da sua cidade. Elas estão por toda parte e costumam vender de tudo um pouco: livros, utensílios domésticos, roupas, dvds, sapatos, etc. Algumas são especializadas em eletrodomésticos e móveis. É importante ressaltar que as Charity Shops possuem um padrão de qualidade e dificilmente encontram-se produtos em mau estado. Os preços costumam ser muito bons. Lembro de comprar 4 pratos por £1! Além de economizar em produtos, você ainda ajudará intituições como a Red Cross, Cancer Research UK, Oxfam, British Heart Foundation, Cats Protection etc. E quando seu intercâmbio estiver acabando, elas são bons lugares para doar pertences que você não trará na volta para o Brasil.

oxfam            A British Heart Foundation charity shop

Em relação aos produtos de higiene pessoal, invista em produtos da Poundland, ou de lojas similares que vendam tudo por £1. Papel higiênico, sabonete, pasta de dentes, tudo £1! As redes de supermercado vendem os mesmos produtos por valores bem maiores. Outra rede que merece sua atenção é a Aldi. Não pude comprar nela porque era distante de onde morava em Cambridge, mas ouvi que os preços são ótimos. O Lucas Chung, também embaixador do blog, costumava comprar mussarela de búfala por 0.75p!

Se seu curso exigirá muita entrega de trabalhos escritos, talvez seja uma boa escolha a compra de uma impressora. Uma das aquisições que fiz logo no início foi a impressora jato de tinta HP no Asda com meu namorado por £20. Cada impressão na biblioteca era por volta de £0.25, então fizemos um bom negócio.

Muitas lojas têm desconto para estudantes, desde redes de fast food a lojas de roupas. Lembro que no Mc Donald’s era possível ganhar um cheese burger ou um sorvete na compra de qualquer lanche. A Topshop dava um desconto de 10% se você apresentasse sua carteira de estudante. Não relute em perguntar se existe desconto.

Muitas lojas possuem fidelity card. Em um ano você pode juntar bastantes pontos e quem sabe, trocar por algo útil. Aproveite desse benefício.

Cozinhar em casa é a melhor opção para economizar, porém nem sempre haverá tempo. Comida congelada de supermercado não costuma ser muito boa no Brasil, mas você pode encontrar boas opções em alguns mercados ingleses. O Marks & Spencer e a Waitrose possuem um custo mais elevado em relação às redes Asda, Audi, Tesco, porém as comidas congeladas são muito saborosas se comparadas às desses outros. Macarrão carbonara, macaroni cheese, pasta com frutos do mar, várias opções de massa por um preço justo: leve 3 por £7. Quando estiver na correria, é muito comum encontrar lanches naturais nos mercadinhos, com promoções de combo com batata e suco. Há também os pubs que oferecem pratos bons e descontos consideráveis para estudantes.

macaroni cheese
O delicioso mac and cheese da Waitrose
waitrose
Fachada da Waitrose em Cambridge

Para me deslocar na Inglaterra, foi essencial a compra do RailCard para jovens de 16-25 anos. Assim, ecomizava 1/3 do bilhete de trem quando comprava passagens de Cambridge para Londres. Quando mudei para uma casa mais distante da universidade, decidi comprar uma bicicleta usada para evitar andar de ônibus, que era caro (em torno de £4). Paguei £60, consegui vendê-la por £40 antes de voltar para o Brasil e ainda vivenciei a divertida experiência de pedalar nas cidade das bikes.

photo 5
Eu e minha Raleigh de £60 em Cambridge

Para finalizar as dicas, Ebay e Amazon são sites maravilhosos para economizar. Aquele livro que você namora na vitrine da livraria pode custar menos da metade nesses sites. Aproveite do seu atual endereço na Europa e seja feliz comprando mais por menos.

profile_blog

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s