Como economizar e evitar problemas com Telefonia no UK?

Escolher uma operadora de celular sem ter a mínima noção de reputação e cobertura da rede é uma missão um tanto quanto impossível.

Imagine você, na terra da Rainha, tendo que lidar com a Judite!?

Então, como somos muito bonzinhos, criamos esse post pra tentar te ajudar. haha

Bom, a grosso modo, os tipos de plano não mudam muito:

  • Contrato/Pós-Pago – dificilmente conseguimos entrar nesse plano porque existem barreiras na duração de contrato (geralmente 24 meses). Nesse caso, como aqui, você contrata um certo plano e caso você exceda seu pacote, tarifas adicionais serão cobradas no final do mês;
  • Packs/Plans – semelhante ao nosso plano controle do Brasil. Aquele plano pra quem quer economizar em um preço fixo e ter garantia de que vai obter um serviço mínimo. Se você já quer chegar ostentando, já procure por unlimited ou all you can eat packs de acordo com sua necessidade, que convenhamos que no nosso caso, é praticamente internet. Além disso, caso você exceda algum dos seus limites da franquia, existe a opção de comprar add-ons para turbinar seu pacote;
  • Bundles/Pay as you go – famoso pré-pago ou crédito. Alguns oferecem preços fixos para ligações, dados e mensagens no pré-pago e outros oferecem planos parecidos com o Controle. A diferença é que nele você costuma pagar um pouco mais caro, pois não tem o débito em conta, ás vezes créditos são consumidos sem você não ter ideia do que gastou e o trabalho de ter que cancelar seu plano controle. Caso não queria mais o bundle, é só não recarregar. Apesar de ter preços fixos e muitas vezes atraentes, ao se utilizar mês a mês, provavelmente você vai acabar gastando mais do que os packs te ofereceriam e algumas ligações, como vou explicar mais pra frente, são cobradas nos bundles mas não são cobradas nos packs.

Caso entre em planos pós-pago ou controle, você tem a opção de optar por débito em conta. Já se preferir o pré-pago, deve comprar aqueles cartõezinhos de crédito tipo raspadinha.

NOTA: Cuidado ao optar pela opção pré-paga. Se você adicionar o crédito antes do seu bundle vencer, ele se renova automaticamente. Mas, se esquecer de colocar crédito, adicionar depois do vencimento e não ativar o bundle, seus créditos serão consumidos como pay as you go. 

Falando dos features temos:

  • Internet

A maioria das empresas já vão fornecer cobertura 4G, pra isso confira se seu chip e aparelho são compatíveis. No caso dos packs vale ressaltar, que a grande dúvida se a internet é cortada quando ultrapassa o pacote é real, se você contrata por exemplo, 1GB de dados mensal e gasta tudo, deve comprar add-ons para continuar usando aaaand trust me, it´s not worthy;

  • Ligações

Diria que quase todas as operadoras oferecem ligações grátis para a mesma operadora (Famoso: “Liga no TIM que é de grátis, sua boba”). Já para ligações que você desconhece a operadora (não, assim como no Brasil, não existe nenhum indicador pra saber qual a empresa só pelo prefixo) confira com sua operadora para quais prefixos você pode ligar de graça, na maioria dos casos, ligações para 0800, 0808 e 116. Já quando precisar ligar para números como 084, 087, 09 e 118 taxas irão ser cobradas de acordo com a empresa (em torno de 44p por minuto). ATENÇÃO: dependendo da operadora, até a ligação para a própria central de atendimento é cobrada. ¬¬

  • SMSs

Convenhamos que com o Zap-Zap o envio dos antigos “torpedos” está cada vez mais obsoleto. Por isso, não se engane, as operadoras vão oferecer ofertas astronômicas para SMS mas acredite em mim, você não vai usar. Porém, contudo, entretanto, ás vezes pode ser útil em algum local em que a internet não estiver pegando ou pra falar com seu chefe, por exemplo.

  • Wi-fis

Na minha época, apenas as Big Four (vou explicar melhor abaixo) ofereciam esse serviço de wi-fi grátis em locais públicos caso fosse usuário da rede. Pode ser útil em locais de grande concentração (Londres) ou caso tenha acabado seu pacote de dados.

Mas chega de lero-lero, ‘bora’ pro que interessa…

no Reino Unido existem 4 operadores principais. Essas, são donas das redes de transmissão da Ilha. Vamos começar então falando dessas principais, as Big Four:

EE

A EE (Double E) é a operadora britânica que surgiu da fusão entre as grandes europeias T-Mobile e Orange. Por causa disso, tem o maior número de linhas.

Na EE, os planos com aparelhos não podem ser contratados por nós, pois para isso, é necessário um contrato de 24 meses.

Para os planos Controle, use o link abaixo para ver o melhor plano pra você:
http://shop.ee.co.uk/mobile-tariffs/sim-only-plans

Já para o pré-pago, veja a imagem abaixo:

Bundles - EE
Bundles – EE

O2

A operadora britânica da Telefonica é uma das que mais investem em marketing. Você já deve ter ouvido falar dela mesmo aqui do Brasil. A O2 é a operadora que proporciona alguns extras interessantes, por exemplo, ela possui a maior rede de wi-fi do UK e também fornecem alguns extras interessantes como o O2 Tracks (parecido com Spotify por £1 por mês) e O2 Academy (casas de shows pelo país, oferece descontos e novidades).

Na O2, os contratos com compra do aparelho duram 24 meses.

Entretanto, eles dão a opção do Plano Controle anual, que fornece descontos em relação a adesão do plano mensal:

Controle Anual - O2
Controle Anual – O2

Mas, se não quiser se comprometer, escolha os planos mensais.

Controle Mensal - O2
Controle Mensal – O2

Mas, se você quiser pegar os bundles pré-pagos, os preços estão abaixo:

Pay as you go - O2
Pay as you go – O2

Three

A Three foi uma das primeiras operadoras a ter cobertura na maioria do país. Ela fornece também um extra, o Feel at Home, com ele você tem internet grátis em 18 países.

Para o Pós-Pago com aparelho também é necessário 24 meses de contrato.

Mas ela oferece 18 Planos Controle, filtre de acordo com seu desejo no link abaixo:

http://www.three.co.uk/Store/SIM/Plans_for_phones

Além disso, para o plano pré-pago ou bundle:

Pay as you go - Three
Pay as you go – Three

Vodafone

É a segunda maior companhia de telefonia móvel no mundo. Apesar disso, já vou adiantando pra vocês que, infelizmente, a prioridade deles são telefones por contrato.

Com contratos de 24 meses, também fica inviável a adesão de planos com aparelhos.

Pra o Plano Controle Anual, consulte:

https://www.vodafone.co.uk/shop/bundles-and-sims/sim-only-deals/index.htm

E vou fazer a boa pra vocês e colocar o mensal aqui:

Controle Mensal - Vodafone
Controle Mensal – Vodafone

Já para os planos pré-pagos temos:

Pay as you go - Vodafone
Pay as you go – Vodafone

Agora, vou falar sobre um outro tipo de operadoras:

…mais especificamente de três que tive maior contato.

“Mas calma Lucas, você me disse que apenas as Big Four ali de cima eram donas das redes de transmissão no UK. Então como funcionam essas outras operadoras?”

Ohhh, meus caros Watsons… existem as operadoras mineiras, que operam pelas beiradas.

Isso mesmo, essas operadoras contratam as redes das Big Four e operam nas torres deles “pelas beiradas”. Até aí tudo beleza, EUREKA!, que ideia genial. Mas, confira comigo no replay:

Se você fosse Dono de uma das Big Four, você priorizaria o sinal de algum cliente que tem conta na sua operadora querida ou de alguém que contrata sua torre como sub-operadora?

Exato! Nos momentos em que existem sobrecarga da rede, como por exemplo em shows, jogos de futebol, e etc, você que tem um chip EE, O2, Three ou Vodafone provavelmente terá sinal enquanto os que tem chips das empresas abaixo não.

Outro fator, é que elas não possuem lojas físicas. Sendo assim, tudo é feito online ou em revendedores não tão fáceis de achar, espalhados pelo país.

GiffGaff

A GiffGaff tem uma interface e layout bem amistosos com o usuário e por não ter esse vínculo físico, oferece algumas vantagens diferenciadas.

Uma delas é o Payback. Quanto mais você utilizar, mas você recebe de volta. Ok, não é grandes coisas, mas já é legal ganhar créditos de volta. Caso queira, pode doar seu Payback para instituições de caridade.

Outro diferencial, é a opção de compra do aparelho desbloqueado e sem vínculo de contrato:

https://www.giffgaff.com/phones

(Confesso que não comparei preços pra ver se vale a pena)

Não possui plano controle, mas você pode aderir aos Bundles mensais (estilo pré-pago) que na GiffGaff são chamados de Goodybags:

Goodybags - Giffgaff
Goodybags – Giffgaff

Para o pay as you go os valores são fixos:

https://www.giffgaff.com/index/pricing

Lebara

A Lebara e a Lyca são especializadas em ligações internacionais. Por isso o foco delas nesse tipo de pacote.

Elas vendem o telefone desbloqueado e sem contrato:

http://www.lebara.co.uk/shop/handsets

E os planos podem ser encontrados aqui:

http://www.lebara.co.uk/passes/ukplus

Bundles - Lebara
Bundles – Lebara

Confira as taxas pra ligações internacionais:

http://www.lebara.co.uk/prepay/rates

Lyca

Venda de Aparelhos:

http://eshop.lycamobile.co.uk/shop/mobile-phone-deals

Para os planos:
http://www.lycamobile.co.uk/en/bundles?id=2

Para o pay as you go:

Pay as you go - Lyca
Pay as you go – Lyca

Para as ligações internationais:

http://www.lycamobile.co.uk/en/international-rates

Conclusão

Bom, a verdade é que os planos e preços são muito parecidos. Então, entre no próprio site da operadora ou nesse site abaixo para te ajudar a ver a cobertura de cada uma e a estimativa de quanto de Internet você usa mensalmente.

http://www.carphonewarehouse.com/reasons-to-shop

A Carphone Warehouse tem lojas que vendem todas as operadoras. Vale a pena entrar e pedir ajuda.

Mas para ligações internacionais, não deixe de considerações opções como o Skype:

https://secure.skype.com/en/calling-rates

Ou VOiP:

https://www.nonoh.net/dashboard

A desvantagem dessas opções é a dependência de conexão com a Internet.

Por fim, entrando no clima de MasterChef, vou contar minha experiência e dar a dica do Chef:

Os Packs (Plano Controle) são as melhores opções para tupiniquins. Por ele você adequa suas necessidades que no meu caso eram, UNLIMITED internet (quem consegue viver sem hoje em dia né?!) e um número razoável de ligações pois precisava para meu trabalho part-time e ligava bastante para amigos.

Eu utilizei duas operadoras no UK, aliás, a portabilidade entre elas foi super fácil de fazer. Inicialmente usei o pay as you go da Lyca (pelas ligações internacionais) e depois migrei para os goodybags da GiffGaff.

Meu foco principal era sempre a economia, e por isso escolhi essas duas operadoras. Assim, conseguia economizar em torno de £3-£5 por mês.

Não vou mentir, em pouquíssimos momentos ou locais tive problema de rede (Show do Avicci, Jogo do Manchester United ou quando ia pras Montanhas – Peak District), mas pelo custo-benefício eu estava disposto a me expor a esse tipo de “falha”. Mas, confesso que algumas vezes me incomodei com o serviço das sub-operadoras. Um dos motivos foi o fato delas não terem lojas físicas, ou seja, para solicitar chips, comprar pacotes, tirar dúvidas ou reclamações, tudo deve ser feito online ou por ligação (o que pode gerar dificuldade com o call center).

Por isso, aconselho, se valer a pena pro seu bolso e pra sua cobertura, a fechar com uma das Big Four.

OBS: É verdade que nós do Embaixadores, já deixamos o Reino Unido há mais de um ano, então os planos e condições podem ter alterado um pouquinho.

As pesquisas para a elaboração do post são recentes, mas, just in case, vale a pena dar uma conferida extra ao aderir algum plano.

Esperamos que tenha ajudado!

Lucas Leung

Anúncios

2 comentários

  1. Lucas,

    Adorei seu artigo, achei bem completo, super util e bom de ler.

    Só pra ter uma noção, quanto você gastava mais ou menos com telefonia por mês? E por que você achou melhor mudar de operadora? Você acha que os planos anuais controle não valem a pena?

    Agradeço de qualquer forma todas as informações já dadas 😉

    Curtir

    • Oi Luisa, desculpe a demora, depois que troquei de operadora, eu gastava £12 com a giffgaff.

      Eu mudei porque no começo achava que valeria a pena ter a Lyca para ligações internacionais, mas depois fui percebendo que meus créditos se consumiam muito rápido e não estava compensando.
      Então resolvi pra ligações internacionais ligar só pelo skype mesmo e mudar para giffgaff de vez com um plano razoável no UK.

      Não fiz aquele plano de controle anual porque como quando me mudei estava nessa neura de ligação internacional, acabei não aderindo, e daí depois o preço do mensal e do goodybag era praticamente o mesmo só que sem ter a responsabilidade de débito automático.

      Espero ter ajudado.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s