O que comer no Reino Unido ?

Alguém já ouviu a expressão “a culinária britânica é igual ao humor alemão: NÃO EXISTE!”?!?! Pois é, eu já. Mas durante meu intercâmbio na terra da Rainha, descobri que essa expressão é uma grande mentira!!! A culinária britânica existe sim (assim como o humor alemão haha) e é muito mais diversificada do que parece, onde cada região tem um prato tradicional que é servido por séculos.

A primeira dica que eu dou para quem quer experimentar uma iguaria britânica é: Vá para um Pub local. Os pubs são um ponto de encontro da sociedade britânica e lá um dos funcionários podem te indicar uma das muitas iguarias locais. Mas o melhor de tudo é que além de provar um prato local, você ainda vai desfrutar da British Culture como um todo: ambiente, cerveja, pessoas, música. Não perca a oportunidade de conversar com um nativo, pois os pubs são os locais onde eles se sentem mais a vontade.

Ye Olde Trip to Jerusalem diz ser o pub mais velho da Inglaterra e tem um menu bem diversificado. Fica na cidade de Nottingham
Ye Olde Trip to Jerusalem diz ser o pub mais velho da Inglaterra e tem um menu bem diversificado. Fica na cidade de Nottingham

Agora que já falei o melhor lugar pra se aproveitar um bom prato, vou tentar dar alguns exemplos deles.

Fish and Chips

O tradicional Fish and Chips
O tradicional Fish and Chips

É a tracicionalissima comida britânica e pode ser encontrado em toda a ilha. Consiste em um peixe frito com batata frita (No UK a batata frita é chamada de “chips” e não “fries” como nos Estados Unidos. Não chame de fries ou você pode deixar um britânico chateado). Na maioria dos lugares ainda acompanha ervilha. O peixe geralmente é o bacalhau (cod) ou o hadoque (haddock). Os britânicos costumam colocar vinagre ou limão no peixe frito (No Brasil, eu costumo colocar limão, então não achei estranho). Uma cerveja sempre é bom para acompanhar o seu fish and chips.

English Breakfast

English Breakfast

Essa é uma refeição completa que os ingleses fazem no café da manhã. Consiste em linguiça, bacon, cogumelos, ovos, pão frito, feijão (não é o mesmo feijão que o brasileiro, mas é gostoso também). Tantos ingredientes no café da manhã compensam o fato deles não fazerem um almoço como nós brasileiros. Eles geralmente almoçam uma salada ou um sanduíche. O English Breakfast pode ser servido em qualquer pub ou mesmo no refeitório das universidades. Vale muito a pena.

Tea and Scones

Tea and scones

Esse também é muito famoso pelo UK. Chá acompanhado por Scones, que são uns pãezinhos com recheio como geléia e manteiga. Em alguns lugares até acompanha sorvete. Esse é um clássico e todos que vão ao Reino Unido devem experimentar. Detalhe: Britânicos costumam adicionar leite no chá, não ache isso estranho haha.

Yorkshire Pudding

Yorkshire Pudding acompanhado por um pedaço de carne
Yorkshire Pudding acompanhado por um pedaço de carne

Yorkshire Pudding é um bolinho feito de massa e tem este nome por ter nascido na região de Yorkshire, Inglaterra. Muito comum ser consumido com carne assada. Pode ser servido como refeição ou como sobremesa.

Doner Kebab

Apesar de não ser de origem Britânica, pode ser encontrado em quase toda esquina
Apesar de não ser de origem Britânica, pode ser encontrado em quase toda esquina

O Doner Kebab é uma comida de origem turca mas pode ser encontrado com muita facilidade no UK assim como em vários países da Europa. É feito de carne assada num espeto vertical, que é fatiada e servido num wrap ou num pão, acompanhando salada e batatas fritas.

Kidney Pie

Kidney Pie

Como o próprio nome já diz, é uma torta feita de … RIM!!! Os ingleses se amarram nessa tal de Kidney Pie, mas pra ser sincero, não achei muito gostoso. Mas tem que ser experimentada para contar aos amigos, filhos e netos. Alguém que mora no UK tem que comer uma Kidney Pie!

Haggis

Haggis

Esse é um prato tradicional da Escócia e consiste em um bucho de carneiro cozido e recheado com cebola, sal, aveia e outros ingredientes. Se assemelha à buchada de bode, tradicional no nordeste do Brasil.

Esses são apenas alguns dos milhares de pratos que existem no Reino Unido, cada um som sua peculiaridade.

Bateu saudade da comida brasileira, e agora?

Caso você não se acostume com a comida britânica, não há problema. Nos supermercados da pra comprar arroz, feijão enlatado (novamente não é o feijão brasileiro, mas tem uma diversidade enorme.. No ASDA vendia um feijão enlatado chamado Pinto Beans, que parecia com o nosso feijão marronzinho), macarrão e por ai vai. No mercado também podemos encontrar carne de frango, peixe, camarão, carne de boi e porco com muita facilidade.

Além disso, alguns supermercados maiores tem uma ala internacional, onde pode-se encontrar o feijão preto, farofa, goiabada, biscoito passatempo entre outras comidas brasileiras.

No Reino Unido é muito comum encontrarmos restaurantes de várias nacionalidades, como indiano, tailandês, japonês, chinês, italiano … Todos esses oferecem uma enorme variedade de comida que você pode experimentar sem sair do UK.

Dica extra:

Pra quem gosta de cozinhar, assim como eu (sou um verdadeiro chefe!!! penso em abandonar a engenharia e montar meu próprio restaurante haha), existe um aplicativo do Jamie Oliver (um dos maiores chefes da Grã-Bretanha) chamado Jamie Oliver’s Recipes disponível gratuitamente. Também existem alguns aplicativos brasileiros como o Tudo Gostoso. Vale a pena baixa-los.

Espero ter dado um pouco de noção sobre a culinária britânica a todos vocês.

Kindest Regards,

Gabriel Cysneiros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s