“The pain and the beauty” de viver no Reino Unido

Oi gente,

meu nome é Flavia, tenho 26 anos, sou formada em fisioterapia pela Unifesp e estou no Reino Unido, estudando na Anglia Ruskin University, em Cambridge. Estou fazendo meu doutorado em Ciências da Vida e do Esporte, pelo programa CsF – doutorado pleno. Cheguei à Inglaterra em setembro de 2013, e por estar fazendo todo o meu doutorado aqui ainda tenho pelo menos mais um ano e meio para viver aqui. Diferente de muitos de vocês que vieram para fazer ou graduação ou doutorado sanduíche eu mudei para a Inglaterra, mais do que o intercâmbio, eu virei imigrante. Deixei tudo no Brasil há dois anos, e lá na casa dos meus pais (sim eu já uso esse termo faz tempo ^^), não ficou nem meia roupa para contar historia (embora minha mãe ainda o mantenha exatamente como eu o deixei. Mães, vcs sabem! ;] ). Eu mudei para Inglaterra.

Este já estava sendo o meu Segundo “intercâmbio”, e como já não era mais marinheira de primeira viagem, eu estava relativamente tranquila. Claro com mil expectativas e algumas preocupações de rotina (será que minha mala extravia? Será que minhas flatmates vão ser legais? – são duas lindas ❤ – será que meu projeto vai dar certo?) e hoje se eu pudesse resumir tudo que se passou nestes dois anos vivendo na terra da Rainha, eu usaria uma única imagem:

Rollercoaster

Vocês devem estar pensando, “ué? Como assim uma montanha russa? Ela mora na Inglaterra, sonho em viver lá, tudo e lindo, Londres e maravilhosa e tudo funciona! Como ela pode escolher essa imagem?”

Calma, eu explico!
Eu escolhi essa imagem, porque ela e uma ótima analogia, por alguns fatores:

  1. Montanhas-russas são divertidas, cheias de adrenalinas e nos dão frio na barriga

Não sei vcs, mas para mim, a sensação do intercâmbio foi e está sendo mais ou menos esta!

  1. Montanhas-russas têm subidas e descidas. A subida é lenta, a vista do topo é a melhor, e a descida, bom, ela muitas vezes pode ser divertida, em outras parece mesmo é que você levou um soco no estômago.

Assim como tudo na nossa vida, nada diferente no intercâmbio, a primeira subida, uma das mais difíceis foi o processo de chegar ate aqui. Vocês lembram como era complicado preencher o ATAS, conseguir o CAS e o tal do Appendix 8? Pois bem, eu vim no Segundo edital, e na minha época (sim, sou velha) não tinha tanta informação e tanto blog, e não tinha Rede CsF e a gente tinha mesmo era que se virar nos 30 para fazer as coisas darem certo! E deu, cheguei ao primeiro topo, que foi chegar a Londres em 18 de Setembro de 2013. Se liguem na vista:

 E daí logo em seguida do top, veio à primeira descida. Esta foi do tipo divertida, conheci gente incrível, meus amigos até hoje, que viraram minha família, um intercâmbio cultural imenso, principalmente nos primeiros meses, alegria e liberdade de voltar a morar sozinha (vcs devem ter achado difícil voltar a morar com os pais, apesar da saudade), e enfim, apesar de não ser marinheira de primeira viagem, tudo era novo, e tudo até então era muito bom!! “Mae estou na Inglaterra, uuuhu”

  1. Montanhas russas tem loopings.

Entendam bem, eu adoro parques de diversão, e adoro montanha-russa, quanto mais rápida, mais looping, mais descidas, mais legal eu acho e mais eu me divirto! Haha, contudo, muitas vezes, na vida, nem sempre um “looping” é visto, principalmente a curto prazo, como algo bom. E vamos dizer, que no meu primeiro looping, o carrinho parou e estava de ponta cabeça.
Sem entrar em detalhes neste post, sobre o que aconteceu de fato comigo ou não, aqui na Inglaterra (assunto pra outro post), eu só queria mesmo demonstrar pra vcs com essa analogia que não é porque algo e tão incrível, como intercâmbio (ou a montanha-russa) que você não vai ter um ou outro problema ou alguma sensação ruim. E é por isso, que antes de vir, seja qual for o teu objetivo, é importante você entender pelo menos a cultura e costumes do local que você vai viver, pois apesar de ser um período da sua vida, intercâmbio não é viagem (elas acontecem, eu sei, eu tbm viajo) mas intercâmbio é mudança de vida, de casa, de amigos, de rotina (sim a rotina muda, mas outra é criada) e antes de decidir tomar este passo, você precisa se preparar. Perrengue faz parte, e é por causa deles que você terá MUITA história pra contar quando voltar. Se é para cá que você pensar em vir, segue abaixo alguns prós/contras do Reino Unido pra vocês:

Prós: Vamos começar pelas partes boas!

  • É seguro! Vou e volto, quando eu quero, a hora que quero, como quero, vestindo o que eu quero, e tudo bem! Porque o direito de ir e vir é garantido! Claro galera, eu vivo em Cambridge, se vc morar em uma cidade maior, isso pode ser um pouco diferente! Não se iluda, toda cidade grande vc tem que tomar um pouco mais de cuidado!
  • Londres é linda! Tá isso vcs sabem, afinal é só olhar no google! Mas gente, pessoalmente e muito mais incrível. Eu sou da pauliceia desvairada, e ver uma cidade quase tão grande quanto SP, ser tão organizada, turística, com uma mobilidade urbana incrível, limpa, com grandes empresas, sem trilhões de prédios, enfim, me faz ter fé na humanidade haha.
  • Se vc gosta de campo, este e o pais certo pra vc. A Inglaterra tem campo, entre todas a cidade! E grama pra todo lodo! Só ver campo o tempo todo nas viagens de trem de Cambridge pra qualquer outro lugar da Inglaterra, as vez eh meio monótono, mas tem sua beleza!

Quando o sol aparece, os dias e os pores-do sol são lindos! Se vc escolher o norte da Inglaterra ou a Irlanda do norte, este item eh provavelmente “worthless” pra você! Haha

  • Você pode comprar tudo que precisa em lojinhas de rua, enquanto aproveita o dia. Shopping e lugares fechados não são comuns, o que em minha opinião, é ótimo! Afinal, se está um dia aberto com sol, vc simplesmente NÃO pode ficar em casa/lugar fechado (você nunca sabe quanto estes dias vão durar).
  • Parques, muitos parques!
  • Ciclovias, muitas ciclovias!
  • Roupa, perfume, maquiagem são baratos e ainda tem muita loja com desconto para estudante! E vida!
  • O Stansted (um dos aeroportos de Londres) tem vôos para praticamente todos os lugares da Europa, que vc com certeza vai querer conhecer! E Ryanair até te deixa levar uma bolsa pequena além da sua mala agora! Está fácil! Haha
  • A arquitetura e incrível!

  • O chá da tarde tbm! Alias se vc não curte chá, aprenda a gostar! (eu fiz isso!)

  • A Inglaterra é quase uma amostra representativa do mundo! Haha Aqui tem gente de TODO lugar! De alemães a ucranianos, de noruegueses a italianos, de indianos a chineses, de marroquinos a sul-africanos, de colombianos a mexicanos, de brasileiros a norte-americanos. Aqui vc encontra de tudo!

Aqui, vc pode ser o que quiser, usar o que quiser, ser como quiser, e ninguém vai te julgar out e olhar feio por isso!

Contras:

  • A comida é ruim! (mas no Tesco e no Asda-mercados daqui-você encontra uns produtos brasileiros, como feijão, biscoito de polvilho ou guaraná).
  • O Clima, bom, se vc gosta de frio, chuva e cinza, este é o seu lugar! Haha Brincadeira, não é assim tão ruim, mas vamos ser sinceros aqui, o clima não é o motivo que vc veio estudar aqui. Agora se vc é uma pessoa que não vive sem sol e sem mar, e recomendo vc ir pra outro lugar, tipo Malta, Gibraltar ou Califórnia! Haha

No inverno o sol se põe as 15:00 ¬¬

  • As pessoas: OK, eu falei acima, o quanto é legal ter gente de todas as partes, e que vc pode fazer o que quiser que ninguém te julga. Pois é, isso é bom! Mas a verdade que isso ocorre porque eles simplesmente não se importam! Os ingleses são educadíssimos, mas não são amigáveis! Não espere muito chegar aqui e arranjar um super grupo de amigos só ingleses, nem abraços nem beijos. Vc será bem recebido, não me entendam mal, e não será mal tratado, mas conectar com um inglês, leva tempo, paciência, aprendizado. Enfim, eu já estou há dois anos aqui e ainda não consegui chegar ao level “amizade” com nenhum inglês! Mas quem sabe vc da sorte! Haha
  • Tudo é muito restrito, cheio de regras e burocrático. Confesso, sinto falta às vezes do jeito brasileiro, no bom sentido da coisa!
  • Baladas aqui, musica ao vivo, e pessoas pulando e dançando em shows não ocorrem. Vc vai ao show e assiste sentado ¬¬ e se tem alguém tocando musica no pub, vc não pode nem conversar que já te olham feio.
  • Viver aqui é caro! Se eu fosse converter o que eu pago de aluguel num quarto, a 15 mins pedalando da minha Universidade (longe para distancias inglesas), com a libra a 6 reais eu alugava uma casa inteira no meu bairro! Haha Viajar de trem, ônibus e metrô, apesar de ser fácil e ter pra todos os lados, pode ser bem caro tbm, ainda mais se vc compra de última hora.

Fica a dica: compre as tuas passagens com antecedência. Faça o Rail card, use mega bus! Haha Isso facilitara tua vida e te ajuda a economizar.

  • Tudo fecha cedo! Depois das 6 não tem mais NADA aberto, os uns pubs e restaurantes, por sua vez fecham as 11. Balada, ate as 3! Sim, você leu certo!
  • É péssimo quando se tem 4 horas de diferença no fuso! A saudade só aumenta! Haha

Bom estes são alguns pontos. Lembrando sempre, que estes pontos são baseados na minha experiência, por tudo que eu vivi aqui nestes dois anos, e por experiências compartilhadas de pessoas que vivem próximas a mim. Alguns pontos ruins, são muitas vezes por personalidade. De todas as formas, espero que este post tenha sido ilustrativo. Espero que com eles vocês entendam que fazer um intercâmbio pode e deve ser uma das experiências mais incríveis da tua vida, mas fazê-lo sem preparação pode trazer consequências ruins, e tornar algo que era pra ser incrível, numa coisa não tão boa. Além disso, seja grandinho, e entenda que nenhum lugar é perfeito. Vão ter sempre coisas que vão te agradar e outras que não. Venha valorizando o que tem de bom no teu país e em ser brasileiro! Entenda que nem tudo aqui é melhor do que é aí, e vice-versa. Aproveite ao máximo toda e qualquer chance de conhecer outras culturas, religiões, pensamentos, comidas, esportes. Tente se inserir ao máximo na cultura britânica, veja o que eles comem, que esporte gostam mais, entre pra um Club! Tudo isso só tornará tua experiência mais rica e mais completa! Venha preparado pra se mudar e se conhecer como nunca antes!

Todas as fotos pertencem à Flavia Regina Bueno©

Instagram:

sightsandthoughts_

Blog:

Sight-and-thought.blogspot.com

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s