Afinal, como é ser Embaixador do CsF – Reino Unido?

Pode fazer post em conjunto pro blog? Pode sim! Hoje, o ESR vem com um relato combinado do Lucas Leung, atual SwB UK Ambassador, e da Amanda Tavares, que trabalha como Alumni Officer no Consulado Britânico. O tema? A nova edição do concurso para eleger o Embaixador do Ciência sem Fronteiras – Reino Unido em 2016!

ambassador retangular 03

Embaixador… Pois é, não é todo dia que se recebe esse título!

A notícia de que eu, Lucas, estava na final do concurso organizado pela Embaixada Britânica no Brasil foi inesperada. E, num piscar de olhos, como se tivesse acabado de pousar de volta do Reino Unido, já estava em Recife para a final da competição.

O clima era de festa: passagem, turismo, hotel 5 estrelas e todo glamour de um evento diplomático. Porém, quando ouvi meu nome sendo anunciado como o Science Without Borders UK Ambassador ambassador2016_032015, a ficha caiu. A premiação: uma viagem de uma semana para o nosso tão querido Reino Unido.

A ideia do premio era traçar uma viagem de acordo com seus interesses turísticos, culturais e acadêmicos. O meu background é Engenharia de Manufatura, porém além do meu curso, tenho grande interesse em empreendedorismo e comunicação (mais especificamente em vídeos). Dito e feito, a Embaixada me proporcionou o seguinte roteiro:

– 5 dias divididos entre Cambridge, Loughborough, Manchester, Newcastle e, obviamente, Londres (S2).

– Um megatour pelo Parlamento Britânico, com acesso a lugares restritos ao público da House of Lords. Detalhe: a anfitriã foi nada mais, nada menos do que a Baronesa Hooper!

Eu e a Baroness Hooper nas Houses od Parliament
Eu e a Baroness Hooper nas Houses of Parliament

– Visitas à Manchester School of Art para conhecer as instalações artísticas e de produção de vídeo, bem como à incubadora de startups da Anglia Ruskin University;

– Fiz uma palestra sobre os desafios no aprendizado de novos idiomas na ARU, seguido de um afternoon tea com a Flávia Bueno, aluna de pós-graduação pelo CsF em Cambridge;

– Encontro com alunos do CsF na Loughborough University, para entender melhor as ações que eu poderia desenvolver com a nossa rede alumni;

– Um “de volta para a minha terra” na minha amada Sheffield Hallam University, onde pude dar uma palestra com o tema Going the Extra Mile, além de uma visita à consultoria onde realizei meu summer placement;

– Visita à P&G de Newcastle, onde pude conversar com o Diretor de Inovação e Desenvolvimento de Produto do UK, chamado André Chieffi #brazilianpride

10th_Lucas with Alex and trophy_Fotor_Collage
Alex Ellis, Embaixador do Reino Unido no Brasil (esquerda) e Roberto Jaguaribe, ex-Embaixador do Brasil no Reino Unido

E tudo isso foi de grande valia para aumentar minha rede de contatos, que carinhosamente chamo de Network Bible: uma planilha de Excel em que listei os contatos de todos que conheci, inclusive os Embaixadores do Brasil no UK e do UK no Brasil! 🙂

Bom, depois dessa maravilhosa viagem, eu sabia que tinha uma grande responsabilidade sob minhas costas. Porém, para ser bem sincero, por ser o primeiro concurso, não sabia muito bem quais eram meus “direitos e deveres”. De volta a São Paulo, eu precisava fazer algo por essa parceria forte entre Brasil e Reino Unido e resolvi tentar pôr em prática o discurso que utilizei na final do concurso em Recife – que qualquer um pode ser um embaixador de suas próprias vidas.

foto premiação post blog

Pois é: não é porque ganhei o concurso que minha história no UK foi a melhor. Todos nós ex-CsFers temos experiências sensacionais pra compartilhar – e foi assim, com a ajuda inicial da Ana e do Gabriel (finalistas de 2015) e, posteriormente, com o ingresso da Camila Kater e do Eduardo Martinez, que criamos esse blog que você está lendo. Em julho, a Amanda assumiu o posto dela no Consulado e passou a colaborar com a gente também – e é para ela que eu passo a palavra agora! hahaha

Valeu, Lucas! Se deixar, você escreve um livro aqui sobre a sua experiência, hein! Mas para deixar o seu relato mais emocionante – e também para vocês poderem entender um pouco sobre como é ser a carinha que representa a nossa rede! –, a gente fez um hangout com ele. No vídeo, o Lucas fala sobre o seu papel de Embaixador com mais detalhes:

Bom, como o intercâmbio agora faz parte do meu trabalho (e trabalho é coisa séria!), eu também falei sobre várias regras e requisitos do concurso no hangout. Mas para facilitar, tá aí um FAQ bem resumidinho:

Afinal, quem pode ser o SwB UK Ambassador? Qualquer ex-aluno CsF de graduação sanduíche para o Reino Unido. Qualquer universidade britânica ou edital tá valendo – o importante é ter uma boa história para contar!

Vocês dão prioridade para quem fez estágio ou algum curso em específico? Não! É claro que nós avaliaremos suas experiências acadêmicas e profissionais, mas a ideia é que elas ilustrem o seu perfil comunicativo, de networking e de liderança. Nós também levaremos em conta trabalhos voluntários, projetos pessoais e quaisquer outras iniciativas que mostrem o quanto a sua vivência pode impactar outros alunos no UK ou no Brasil.

Quem se inscreveu ano passado pode tentar de novo? Pode e deve! Esse ano temos uma fase intermediária, por Skype, para dar a chance que mais candidatos falem sobre suas experiências.

Como deve ser o meu personal statement? Escreva sobre você e nos convença dos seus skills! Explique como você ainda mantém os laços com o Reino Unido agora que está de volta ao Brasil e fale sobre características da sua personalidade que seriam importantes para o cargo de Ambassador.

Qual é a da carta de recomendação? Ela pode ser escrita por qualquer pessoa que esteja por dentro do seu intercâmbio – pode ser alguém do international office da sua uni britânica, seu orientador aqui no Brasil, o coach de algum esporte que você praticou, seu supervisor de estágio de verão… Essa pessoa deve saber o suficiente sobre você para endossar o porquê da sua candidatura!

Até quando rolam as inscrições? O prazo da fase online vai até dia 31 de Outubro. Corre que ainda dá tempo! 😉

Amanda, cadê os links? Dê uma revisada no regulamento e manda ver na candidatura através do nosso formulário!

Ficou com alguma outra dúvida? Deixe sua pergunta aqui nos comentários, converse com a gente pelo nosso grupo do facebook ou envie um e-mail para sciencewithoutbordersalumni@gmail.com. Eu e o Lucas estamos sempre dispostos a bater um papo – vide o tamanho desse post, né? hahaha Valeu e boa sorte a todos os candidatos!

Deixe um comentário

