Como funciona o sistema de classificação de diploma no UK?

Muita gente está estudando no Reino Unido mas ainda não sabe ao certo como funciona o sistema de avaliação e o que é o British Undergraduate Degree Classification. Eu já falei um pouco sobre como foram minhas avaliações no nosso post sobre o ensino de engenharia no Reino Unido, mas vou fazer um resumo: As  minhas avaliações foram – E provavelmente será igual pra maioria dos estudantes – divididas em Assessments e Provas. O assessment consiste em um trabalho extenso mas não é difícil. Você dispõe de um tempo para fazer coleta de dados, analises e discussões. Já as provas eram … as provas eram PROVAS !

7n47pl

Mas como eram realizadas as avaliações das provas e assessments? A avaliação era baseada em vários critérios e a nota era dada em porcentagem. Como exemplo, vou utilizar uma tabela de critérios utilizada para avaliar um dos assessments que fiz no curso de engenharia para a disciplina de Management of Engineering and Technology Innovation:Assessment criteria

Assim, fica claro para o aluno o peso de cada critério de avaliação bem como o que precisa ser feito para alcançar a porcentagem desejada. Através dessa tabelinha mostrada abaixo, da pra ver que é possível ser aprovado com apenas 30% nos cursos de undergraduate !!!

Marks

Agora você deve estar se perguntando “Como é possível alguém tirar 30% e ser aprovado ? Aqui no Brasil, dependendo da universidade, temos que tirar 70% (7.0)”. Bem, na minha opinião, você ser aprovado com 30% serve apenas para … NADA ! Pois como já foi dito no post sobre currículos, é importante enfatizar no seu currículo a sua classificação (British Class) e a maioria dos empregos só consideram candidatos acima dos 60% (Upper Second ou 2.1). Vou tentar então, de uma forma suscinta, explicar como funciona o sistema de classificação britânico.

First Class – É a classificação mais alta que existe e só quem recebe é quem fica acima dos 70%. Requer um pouco de trabalho duro mas não é impossível de ser obtido. Lembro de uma vez em que o meu professor de Numerical Analysis brincou: “É quase impossível conseguir algo acima dos 70% … E se alguém conseguir os 80%, merece um nobel”.

Os que conseguem essa classificação tem chances maiores de um emprego bom ou ser aceito numa pós graduação.

giphy (1)

 

Upper Second Class – Também conhecida como 2.1 (lê-se “two-one”), esse é o nível minimo que algumas empresas ou programas de pós graduação exigem. Requer estudantes entre 60 e 69%.

giphy

De acordo com a Higher Education Statistics Agency, essa é a faixa que compreende o maior número de estudantes.

Lower Second Class – Também conhecida como 2.2 (“Two-two”), compreende a faixa entre 50 e 59% e é a nota minima requerida por alguns empregos menores.

download

Third Class – É a classificação mais baixa que o aluno pode conseguir. Compreende a faixa entre 40 e 49%.

giphy (2)

Pass – Aqui o estudante já não tem classificação nenhuma e será diplomado apenas como ordinary degree. Compreende a faixa entre 30 e 39%, porém, nos cursos de pós graduação, a nota minima para passar é 49%.

download (1)

Fail – Como o próprio nome já diz, o aluno foi reprovado !

tumblr_n8rru21PsI1tfgz8ko1_250.gif

Então, fica como dica: Não almeje apenas passar, pois passar com um third class não assegura nenhum futuro para você. Tente alcançar no minimo a faixa dos 60% caso você queira um emprego na nossa amada terra da Rainha ou continuar seus estudos por lá.

Outra dica importante serve para você validar seus créditos do intercâmbio. Algumas faculdades aqui no Brasil não se baseiam nos British Degree Classification e sim no ECTS – European Credit Transfer System – que é um sistema criado para alunos Erasmus conseguirem validar suas disciplinas do intercâmbio. A conversão é dada da seguinte maneira:

British Class – ECTS

First – A

Upper Second (2.1) – B

Lower Second (2.2) – C

Third – D

Pass – E

Fail – F

Porém, é melhor pedir na sua universidade britânica que eles façam a conversão pra você e assinem o documento.

assinatura_gabriel

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s