Estudando no UK: parcerias acadêmicas Brasil-Reino Unido

O post de hoje faz um resumão sobre a iniciativa Estudando no UK, realizada pela Embaixada Britânica em vários pontos do Brasil. Essa série de roadshows durou quase um mês e teve o propósito de disseminar as vantagens de se estudar no Reino Unido, bem como tirar dúvidas sobre os procedimentos necessários e aproximar as comunidades acadêmicas dos dois países.

logo

___________________________________________________

Quem, assim como eu, é ex-aluno do Ciência sem Fronteiras – Reino Unido com certeza já teve um amigo, colega ou até um estranho perguntando como foi a experiência. Muita gente morre de vontade de estudar em terras britânicas, mas não faz ideeeeeeia de como isso acontece. E foi pensando nesse monte de perguntas (às vezes bem complicadas!) que o time de Educação da Embaixada Britânica no Brasil decidiu realizar os eventos Estudando no UK: parcerias acadêmicas Brasil-Reino Unido.

A ideia era oferecer, principalmente ao pessoal que pensa em ir ao Reino Unido para uma pós-graduação, todas as informações relevantes do processo. Assim, tivemos não só apresentações sobre testes de proficiência, vistos e financiamentos, mas também workshops em campos de atuação específicos, escolhidos a dedo para atender às áreas de maior procura e potencial nas universidades federais selecionadas.

E assim, depois de muita pesquisa, quatro cidades foram escolhidas para receber os eventos: Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife! Os motivos foram muitos – localização estratégica no Brasil, possíveis parcerias em áreas de expertise no UK e interesse de internacionalização das universidades brasileiras, por exemplo.

BH
Olha só a delegação de pesquisadores britânicos, junto com nossos parceiros e parte do nosso time, lá na UFMG, em Belo Horizonte!

Apesar da correria para o time de Educação, os resultados foram muito bacanas! Através dos workshops e visitas aos departamentos, os professores britânicos puderam conhecer um pouquinho mais do público e da rotina acadêmica no Brasil. Já nossos estudantes e professores conseguiram discutir novas temáticas de pesquisa e possibilidades de intercâmbio através das palestras e dos bate papos informais nos intervalos.

E como não podia deixar de ser, nossa SwB Alumni Network também esteve presente durante toda a programação! Além dos alunos que compareceram aos eventos na expectativa de oportunidades para voltar ao UK, teve também duas recepções oficiais: uma em Salvador, para inaugurar a empreitada, e uma em Recife, para o encerramento. Eu e Cíntia, coordenadora da rede, conversamos com alunos super engajados e ouvimos histórias incríveis – foi um prazer conhecê-los pessoalmente! 🙂

alumni blog

Esperamos que os eventos do projeto Estudando no UK tenham sido proveitosos para todos que compareceram e que esse seja um primeiro passo para estabelecer novas parcerias entre o Brasil e o Reino Unido. Dá muito gosto ver tanta gente interessada em trocar experiências e desenvolver pesquisas que podem mudar não só o nosso país, mas o mundo todinho! Quem tiver alguma dúvida que não foi esclarecida durante a programação pode entrar em contato com a nossa equipe pelo sciencewithoutbordersalumni@gmail.com, além de enviar sugestões para novos eventos, é claro. Muito obrigada e até a próxima! 😉

 

Amanda Tavares

SwB UK Alumni Officer

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s