Como ser tipicamente britânico em 2016?

Dizem por aí que o ano só começa no Brasil depois do Carnaval. Mas e no Reino Unido, como é que funciona? Bom, para ajudar no planejamento das viagens, comemorações e imersões culturais da galera que ainda está no UK (ou que já voltou e quer morrer de saudade das coisas que fez durante o intercâmbio), a gente elaborou esse calendário super britânico. Garantimos que nenhum brasileiro vai sentir falta da folia! Anote as datas na sua agenda e divirta-se 😉

 

Shrove Tuesday – 9 de Fevereiropancake

Antes da quarta-feira de Cinzas vem o… Pancake Day! Enquanto no Brasil a maioria das pessoas comemora o último dia antes da quaresma católica pulando carnaval, no UK a tradição é encher a pança de panquecas. A ideia é representar o último momento de muita fartura antes da penitência. Procure a pancake race mais próxima do seu bairro e enjoy!

 

Dias dos Padroeiros

Se você estiver morando no País de Gales, pode tratar de comemorar o dia de St. David em 1º de Março usando um narciso e comendo cawl, uma sopa de vegetais com carneiro ou bacon. Na Irlanda do Norte, a festa é para celebrar St. Patrick, no dia 17 de Março – use roupas verdes com o símbolo do trevo e beba muita cerveja!

Na Inglaterra, o padroeiro St. George faz aniversário dia 23 de Abril – não se tem lá muitas celebrações, mas quem sabe você não vem alguém fazendo morris dancing? Já os escoceses de coração fazem homenagens a St. Andrew em 30 de Novembro – muitas festas ceilidh, dança, poesia e música com gaita de foles!

 

23 de Abril – William Shakespeareellie blog

Em 2016, comemora-se 400 anos do aniversário de morte desse incrível poeta e dramaturgo inglês. Nós, da rede de ex-alunos Ciência sem Fronteiras – Reino Unido, vamos entrar na onda das festividades com uma exposição incrível da fotógrafa Ellie Kurttz, que começa no Centro Cultural Britânico de São Paulo na próxima semana (11 de Fevereiro). Fique ligado também para outras atividades promovidas pelo FCO e pelo British Council em terras brazucas ou inglesas. Shakespeare lives!

 

Royal visit to Hertfordshire


Aniversário da Rainha – 13 de Junho

Você sabia que existe uma data oficial para se comemorar os aniversários dos reis e rainhas britânicos? Pois é! Embora a Rainha Elizabeth II fique mais experiente “de verdade” no dia 21 de Abril, é nessa data que a família real canta Happy Birthday para ela. se você estiver em Londres, consegue até ver uma parada militar especial.

 

21 de Junho – Solstício de Verão

Comemorar a chegada do calor nunca fez tanto sentido após um típico inverno cinza britânico. Em Stonehenge, milhares de pessoas se reúnem para festejar a simbologia do local – é, inclusive, permitido tocar o monumento! Leve um agasalho, comes e bebes e passe a madrugada mais curta do ano em festa!

 

murray
Torneio de Wimbledon – 27 de Junho a 10 de Julho

O mais antigo (e talvez mais prestigiado!) torneio de tênis do mundo. É a única competição do Grand Slam disputada em quadras de grama e tem um charme que só. Dá para tentar comprar tickets com antecedência, mas nada supera acampar na fila do All England Lawn Tennis and Croquet Club para tentar os ingressos na emoção do dia. Prepare o chapéu estiloso, aprenda a assistir aos jogos em silêncio e não se esqueça de degustar um tradicionalíssimo strawberries and cream!

 

Festivais Culturais – Agosto

Para os galeses, o festival mais famoso – Eisteddfod – começa no dia 29 de Julho e vai até 6 de Agosto. Muitas performances ao ar livre e lojinhas para comprar souvenirs! A dica é emendar, logo em seguida, no Edinburgh Festival Fringe, que vai até 29 de Agosto. Trata-se simplesmente do maior festival de arte do mundo, com mais de 40 mil performances e 2.500 shows! O finalzinho do mês também conta com o tradicional Notting Hill Carnival, em Londres, que traz o espírito caribenho para a capital inglesa.

 

Remembrance Day – 11 de Novembro

Também conhecida como Poppy Day, é uma data memorial para homenagear os membros das forças armadas que morreram durante a Primeira Guerra Mundial. A data é comemorada por quase todos os países associados à Commonwealth e usa a papoula como símbolo. As comemorações são mais politizadas e oficiais.

 

guy fakes

Guy Fawkes Night – 5 de Novembro
A data refere-se a um episódio de 1605, quando um soldado católico inglês (sim, o sr. Guy Fawkes, que dá o nome à data) tentou explodir o Parlamento Inglês. Tratava-se de uma tentativa do Gunpowder Plot de assassinar o rei protestante James I. Atualmente, a comemoração é conhecida como Bonfire Night e é responsável por iluminar os céus britânicos com muitos fogos de artifício.

 

Christmas Markets – Dezembroxmas market
Para finalizar o ano com muito estilo, não deixe de ir aos diversos Christmas Markets! Passe vergonha tentando patinar no gelo, beba mulled wine para se esquentar e compre presentes super originais (e artesanais!) para os entes queridos. A atmosfera é incrível e as luzes enchem os olhos – não dá nem pra sentir saudade do verão no Brasil!

E você, qual data acrescentaria à nossa lista? 😉

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s